agia5

agia5

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Sombras vermelhas sobre o Seminário de Energia Atômica



Em uma das pastas do serviço de inteligência tchecoslovaco, a StB, dedicada às “Instituições técnicas e científicas no Brasil”, há um documento de 14 de maio de 1958 intitulado: “Seminário de cientistas nucleares brasileiros e recortes de jornais”, enviado à seção XI (provavelmente trata-se da seção de inteligência técnico-científica: em tcheco Vědecko-technická rozvědka - VTR) e assinado pelo chefe da seção VIII (não fomos capazes de identificar esta seção), onde podemos ler o seguinte:

Em anexo estamos vos enviando, para aproveitamento posterior, informações procedentes do encontro de cientistas nucleares brasileiros, assim como materiais relacionados com esta questão.
Anexo: recortes de jornais





A seguir temos: um documento de 1 página com informações sobre o Seminário de Energia Atômica presidido pelo Almirante Octacílio Cunha, que foi encerrado no início de abril de 1958 e, depois o documento o reproduzido e traduzido abaixo a respeito da infiltração de agentes em empresas alvo de interesse da StB. Mesmo que não encontramos nada que indique que o mencionado plano de infiltração tenha sido realizado, fica o registro da informação de que também existia, por parte do serviço de inteligência comunista da StB, o interesse sobre este tema.

Tradução do documento:

Objetos.

Com base nos documentos adquiridos, escolhemos aquelas empresas nas quais existe a necessidade de se concentrar informações precisas sobre elas e, se concentrar principalmente na aquisição de agentura [agentes e/ou colaboradores – nota do autor] nas mesmas.

... [lista de empresas – nota do autor]...

Estas são empresas americanas, ou as que consórcios americanos possuem uma participação significativa de suas ações. Supomos que, por meio destas empresas,  existe a possibilidade de infiltração nas suas matrizes nos EUA.
Primeiro    acreditamos que será fácil realizar a tarefa, em um prazo de 2 meses – para isso:
é preciso chegar, por exemplo, através de comerciantes, ao catálogo completo de produção destas instalações e aos relatórios anuais de produção, para que possamos conhecer o programa de produção e a estrutura de cada estabelecimento, assim como aos seus diretores responsáveis.
 


A confirmação de que realmente este Seminário de Energia Atômica foi realizado, podemos encontrar, por exemplo, neste artigo do Jornal Última Hora, com data de 28/03/1958, na página 2 (canto esquerdo central). Link para acesso na Biblioteca Nacional:
http://memoria.bn.br/DocReader/386030/46572


                                                   Mauro “Abranches” Kraenski

Nenhum comentário:

Postar um comentário