agia5

agia5

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Polônia CONTRA regimes totalitários: Nazismo/Comunismo - As crianças heroicas do Levante de Varsóvia


Polônia CONTRA regimes totalitários: Socialismo/Comunismo - URSS/ Nacional Socialismo (Nazismo) - Alemanha
As crianças heroicas do Levante de Varsóvia - Video 

 
Depois da assinatura do Pacto Ribbentrop-Mołotow (entre Alemanha e URSS),a Alemanha, (Totalitarismo Nacional Socialista (Nazista)) atacou a Polônia no dia 1 de setembro de 1939. A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, (Totalitarismo Socialista (Comunista)) atacou a Polônia no dia 17 de setembro de 1939. Ambos estes países dividiram o território da Polônia e realizaram políticas de caráter genocida contra o povo polaco.
No dia 1 de agosto de 1944, os polacos decidiram realizar um levante para libertar a cidade de Varsóvia, que era a capital da Polônia, e que estava ocupada pelas tropas da Alemanha Nazista desde 1939. O comando da “Armia Krajowa” (Exército Clandestino de Resistência Polaco - tinha como intenção libertar a Polônia do seus invasores alemães nazistas e soviéticos comunistas na II Guerra Mundial e foi a força armada clandestina mais forte e melhor organizada naquele tempo na Europa, quase nada há publicado fora da Polônia sobre a mesma) decidiu que as 17:00 horas (a “HORA W”) seria iniciado o levante.
Os soviéticos (antigos aliados dos alemães nazistas em 1939) que antes incentivaram os polacos para que realizassem o Levante (através de programas de rádio - 29 e 30 de julho a Rádio Moscou e a estação de rádio „Kościuszko” (de inspiração comunista, também localizada em Moscou) enviam mensagens aos habitantes de Varsóvia: „Lutem contra os alemães...Rebelem-se, ..estamos a caminho..juntos venceremos aos alemães, etc...) ao chegarem próximos à Varsóvia, interromperam !? a ofensiva...Stalin, além de negar qualquer ajuda aos combatentes polacos (com exceção de alguns envios de ajuda via aérea, quando isso já era tarde demais e não representava nenhum significado militar, somente para efeito de propaganda..) proibiu que aviões aliados usassem aeroportos em territórios ocupados pela URSS, bloqueando assim também ajuda dos aliados aos polacos.
Foi assim que os polacos, durante o Levante de Varsóvia, praticamente isolados e solitários, com poucas armas e munições (muitas vezes fabricando as próprias armas, ou usando as armas tomadas de soldados alemães) combateram durante 63 dias contra tropas alemãs nazistas muito superiormente equipadas, que inclusive usaram de aviação e artilharia pesada). 250.000 polacos civis foram mortos, muitos deles em execuções em massa.
Os soviéticos, por sua vez, ao mesmo tempo que durava o levante de Varsóvia, já realizavam, no território polaco que ocupavam, prisões, execuções ou deportações em massa para URSS, de milhares de patriotas polacos membros da AK (resistência polaca).
Inclusive muitos adolescentes e/ou crianças polacas participaram durante o Levante de Varsóvia, como mensageiros, guias nos canais subterrâneos, destruíram tanques alemães lançando garrafas com gasolina, ajudavam a construir barricadas, serviam como sentinelas, etc..muitas delas morreram em combate.
A canção “Warszawskie Dzieci” (Crianças de Varsóvia) foi composta em 1944, texto de Stanisław Dobrowolski e música de Andrzej Panufnik. Foi gravada no dia 04/07/1944 para a estação de rádio Błyskawica (Relâmpago) estação de rádio da resistência durante o levante de Varsóvia, que funcionou desde o dia 8 de agosto de 1944 até o fim dos combates). Esse pequeno filme amador é uma homenagem às crianças que participaram do levante de Varsóvia.
Cantora: Dorota Osińska
Ps. Visite a Polônia, conheça sua importante história, visite o Museu do Levante de Varsóvia – Página oficial do Museu do Levante de Varsóvia – “Muzeum Powstania Warszawskiego”:
http://www.1944.pl/ - Visita Virtual: http://www.1944.pl/o_muzeum/wirtualne_muzeum/

Mauro "Abranches"

Nenhum comentário:

Postar um comentário